
O Licenciamento de obras evita que o dono do imóvel seja autuado em multas, embargos e, até mesmo, à demolição da construção.
Para realizar o mesmo, é necessário estar acerca do Código de Obras específico de cada cidade.
ART E RTT
ART – Anotação de Responsabilidade Técnica é um documento de responsabilidade emitido pelo engenheiro responsável pela obra, com registro ativo no Conselho Regional de Engenharia (CREA).
O RRT ou Registro de Responsabilidade Técnica é o mesmo documento, porém emitido pelo arquiteto com registro no CAU (Conselho de Arquitetura).
Alvará do Corpo de Bombeiros
Este é um dos documentos mais importantes para a segurança de um imóvel. Ele pode ser requerido junto ao corpo de bombeiros do município onde a obra será realizada. Para obter o alvará, é feita uma análise do projeto, a fim de garantir a segurança em casos de emergência, como: rotas de fuga, extintores de incêndio, materiais antichamas, entre outros.
Para quem pretende construir uma obra, é necessário apresentar ao órgão o projeto arquitetônico e projeto estrutural, com as respectivas ARTs (ou RRTs) dos profissionais responsáveis pela obra.
O projeto deve concordar com o Código de Obras de cada município quanto a instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e outros detalhes.
PPRA, PCMSO e Documentos de Saúde e Segurança do Trabalho
Existem vários outros documentos da área da saúde e segurança do trabalho que são necessários para iniciar uma obra de Construção Civil. Eles visam resguardar os empregados e empregadores:
O PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é um documento que atesta se o local de obra está preparado para avaliar os riscos ambientais existentes.
O PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional monitora possíveis riscos à saúde que o ambiente de trabalho pode proporcionar. Por isso, são exigidos inúmeros exames clínicos dos empregados, aumentando a segurança e prevenção contra acidentes
Certidão negativa de débito do INSS
Após a solicitação da certidão do habite-se, é necessário solicitar a certidão negativa de débito (CND) do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Ele será emitido pela previdência social, a fim de comprovar a regularidade de contribuições com a Seguridade Social.
Sobre o Autor
0 Comentários